Nosso Blog

/
/
O hemograma muito além do equipamento e o perigo do “Maquinograma”

O hemograma muito além do equipamento e o perigo do “Maquinograma”

Os resultados de hemograma somente das máquinas “maquinograma”  sem a análise completa desse exame  por profissional especializado não pode ser considerado um  Hemograma e sim uma parte de um resultado.

O exame hematológico se não for realizado de maneira completa e competente pode deixar de retratar o verdadeiro quadro do paciente e ainda pode levar a erros que vão interferir no resultado diagnóstico. Por tudo isso, o profissional médico veterinário deve se certificar que o hemograma é feito  de  maneira integrada com o olhar acurado do patologista clínico.

É um grande erro achar que o aparelho sozinho é capaz de fazer um hemograma completo de qualidade e com avaliação sistêmica dos parâmetros celulares. 

Somente com o auxílio da avaliação microscópica é que podemos realizar a contagem diferencial dos glóbulos brancos (leucócitos) e descrever alterações valiosas, pois os equipamentos de hematologia veterinária não conseguem avaliar com exatidão as células do sangue. Alterações em neutrófilos como alterações tóxicas, linfócitos e monócitos reativos, atipias celulares só podem ser avaliados pela avaliação microscópica por um profissional experiente.

A identificação de hemoparasitas, como a Babesia e a Ehrlichia causadoras da popular doença do carrapato, microfilárias, conhecida como o verme do coração, entre outros parasitas necessitam de uma avaliação detalhada e minuciosa pelo patologista clínico. Essa avaliação é também essencial para a identificação e correção de agregados plaquetários que causam uma falsa informação (pelo equipamento) de diminuição na contagem de plaquetas. Não são também mensuradas pelos equipamentos alterações de morfologia, tamanho e cor das hemácias. Também entram aqui as alterações de morfologia, tamanho e cor das hemácias.

Por este motivo, é que o VET VIDA  adota a microscopia óptica como obrigatoriedade em 100% de sua análises hematológicas.

Exames de máquinas, sem nenhuma análise por parte do especialista médico veterinário são um risco para a qualidade do resultado deste importante exame.

#máquinanãofazhemograma

× WhatsApp